14º Acampamento Nacional

Local: Costa da Caparica (PNEC)
Data: 1977
Este acampamento começou por ser um concurso inter-patrulhas no PNEC em 1977. O objetivo era comemorar os 70 anos do nascimento do escotismo, evocando o Acampamento Experimental conduzido por Baden -Powell (agosto de 1907, na Ilha de Brownsea). O concurso começou em fevereiro de 1977 e decorreu em várias fases, a última das quais consistiu num acampamento (23 a 31 de julho) que, pela sua envolvência e dimensão foi considerado pela AEP como um AcNac.
A atividade foi conduzida por uma equipa de elementos de Grupos de Lisboa, em estreita cooperação com a Direção do Parque e a tarefa principal foi a construção de acampamentos de patrulha integrados em acampamentos de Grupo. Além dos grupos da AEP, marcaram também presença alguns escuteiros/ agrupamentos do CNE.


Para os Guias participantes era condição obrigatória ter idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos e o grau 8 do Programa de Treino Regulamentar (anterior 1ª classe e atual 3ª etapa), evidenciado pelo respetivo distintivo (cf. Reg. Clausula 31/1, n.º6). Placa verde Insígnia associativa sobre fundo azul escuro. Sabemos que o Fogo de Campo principal, foi dirigido pelo EC Armando Inácio.


Há pouca documentação sobre esta atividade, mas acredita-se que o distintivo utilizado terá sido o previsto para o “Jamboree para todos”, cuja realização estava planeada para 1979, no Irão, mas que não viria a concretizar-se devido à “Revolução Árabe”.
Não é de estranhar a adoção de distintivos de outras atividades para os acampamentos da Associação. Os anos pós 25 de abril de 1974 foram muito conturbados tanto no país como na existência da AEP.
