70 anos sobre a reunião que elegeu a Comissão organizadora da Fraternal

Desde a sua fundação (janeiro de 1945) que o Jornal “Sempre Pronto” acompanhava o movimento iniciado pelo próprio Baden-Powell, que tinha em vista a continuidade dos adultos no Escotismo, para concretização dos seus ideais e promoção dos valores que o movimento lhes transmitira nos grupos sociais em que viviam, tendo em vista contribuir para a paz no mundo. Depois de insistente divulgação dos muitos contactos que se iam verificando entre os mais empenhados, o jornal “Sempre Pronto” promoveu, em 19 de Novembro de 1949, na sala Algarve da Sociedade de Geografia, uma sessão presidida pelo com. Álvaro Melo Machado, dr. Alfredo Tovar de Lemos e dr. Francisco Cortez Pinto, onde foi eleita, por aclamação a Comissão Organizadora da Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal constituída por: Ernâni Roque, Eugénio Ribeiro Nunes, Fernando Bahia dos Santos, dr. Gonçalo Mesquitela, Eng. José Maria Nobre Santos, Luís Grau Tovar de Lemos, a AEP representada por António Mexia de Castro Paiva e o jornal “Sempre Pronto”, representado por Ernesto Clímaco do Nascimento.


Sem qualquer exagero, poderemos mesmo afirmar que esta data será a mais importante na história da Fraternal, pelo despertar de uma iniciativa tão vibrantemente aclamada, pelo concretizar de um projecto há muito acalentado por grande número de escoteiros dispersos pelas contingências da vida, pelo afirmar de um ideal que unia por todo o mundo milhares de homens dispostos a continuar a cultivar os valores ensinados pelo escotismo, a servir o próximo e a contribuir para a paz no mundo.




No seu enorme entusiasmo de principal organizador do evento, gritava o Sempre Pronto na primeira página do seu número 55, de novembro de 1949: “Nunca o Sempre Pronto organizou uma reunião que despertasse tanto interesse como a sessão inaugural dos trabalhos da Fraternal dos Antigos Escoteiros”.

16 visualizações

JUNTA-TE À FRATERNAL

Fica a par das últimas noticias e ações

Contacta-nos!

Se desejas pertencer à Fraternal Escotista de Portugal contacta-nos através do formulário. Em breve receberás todas as informações sobre como ser associado.

MORADA

Av. da Fundação, n.º 1

Cova da Piedade

2805 - 152 Almada

TELEFONE

EMAIL

936 258 050

© 2019 Powered by Urso Vermelho