O CIDE partilha conhecimento...
Sala Museu Valores e Método
A Sala Museu Valores e Método é um espaço dedicado à origem, propósito, programa, valores, princípios e método escotista. Aqui encontra-se quase tudo o que um escoteiro precisa saber.
ESCOTISMO - Como tudo começou…
Sir Robert Baden-Powell
Preocupado com o comportamento dos adolescentes e com a formação dos adultos, Baden-Powell (B-P), publicou diversos livros nos quais salientava os elementos positivos da camaradagem, da iniciativa, coragem e autodisciplina, valores fundamentais na sua vida militar.
O seu primeiro livro “Aids to Scouting”( um manual de treino para os soldados se tornarem explorares), foi publicado em plena Guerra dos Boers [1900], quando em Inglaterra já muito se falava de B-P e dos seus feitos heroicos em Mafeking. Escrito em linguagem moderna e acessível, cheio de sugestões originais, ultrapassou o auditório militar e entrou nas escolas e em organizações juvenis, como a Boys Brigades, como livro base para programas de aventuras.
Mas B-P continuava preocupado com a juventude do seu país: a falta de preparação dos jovens ingleses contrastava com o intenso treino a que eram sujeitos os rapazes zulos com quem estivera na África do Sul. Foi com Percy Winn Everett, seu administrador literário e mais tarde o seu principal colaborador, que trocou largas impressões acerca das ideias que o agitavam.
Dedicou-se então à investigação e estudo dos métodos educativos utilizados em outros países, na expectativa de encontrar respostas para as suas preocupações, mas sem grande sucesso. Decidiu então colocar mãos à obra aproveitando a sua experiência militar na Índia, em África com os zulos e outras tribos selvagens e, entre 25 de julho e 9 de agosto de 1907, organizou um acampamento para rapazes na ilha de Brownsea.
B-P foi o Chefe Escuta e organizou o grupo em quatro patrulhas, cada uma com cinco elementos – a Corvo, a Touro, a Lobo e a Maçarico Real.
Após esta experiência, B-P considerou ser o momento de escrever um livro que constituísse um manual de orientação para os adolescentes e um guia para aqueles que desejassem ajudar os jovens. Foi assim que em janeiro de 1908 surgiu o “Scouting for Boys”, um livro de escrita simples e direcionada aos jovens, que propunha um modo de vida baseado na aventura, no convívio com a natureza e num referencial de valores que procurava criar um mundo melhor. Foi assim que nasceu o mais extraordinário Movimento de Juventude, que alguma vez alguém conseguiu imaginar: o Escotismo.