MUSEU DO ESCOTISMO.

Preservar o património escotista e promover a cultura e valores do escotismo, na sua dimensão ética, cívica, social e ecológica, são os principais objetivos do Museu do Escotismo.

O nosso acervo agrega objetos e documentos relevantes para a história das associações escotistas em Portugal e no mundo. A nossa exposição está patente em quatro salas temáticas, sempre prontas para quem nos quiser visitar e esteja disposto a conhecer um pouco da história do escotismo em geral, e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e da Fraternal em particular.

Sala Museu Valores e Método

Destinada à divulgação dos Valores e Método Escotista. É especialmente dedicada aos pais dos escoteiros e ao público em geral.

Sala Museu
Escoteiros de Portugal

A Sala Museu Escoteiros de Portugal está organizada por épocas, e permite ter um conhecimento generalizado da história da AEP, desde o período anterior à sua fundação até aos nossos dias.

Sala
Multiusos

Realização de reuniões e de receção aos visitantes.

Sala Museu 
Fraternal

A Sala Museu Fraternal Escotista inclui o arquivo histórico da Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal de 1949 a 2012, a biblioteca histórica, com alguns livros centenários e objetos ligados à Fraternidade Mundial (International Scout and Guide Fellowship).

CIDE_mascote_edited.png

Sala Museu
Escotismo Nacional e Mundial

Apresenta um especial destaque das atividades mundiais – Jamborees, Rovers e Conferências. Contém alguns objetos ligados às associações nacionais de escotismo e guidismo jovem e adulto, além de uma bibliografia relativa ao escotismo mundial.

MULTIMÉDIA.

 

COMO CHEGAR.

Autocarro

TST - 160 Praça do Areeiro - Almada (Paragem Cova da Piedade)

Barco

Cais do Sodré - Cacilhas

15 minutos a pé até ao Museu

MORADA.

MERCADO MUNICIPAL

Av. da Fundação, n.º 1

Cova da Piedade

2805 - 152 Almada

(Fora das horas de funcionamento do Mercado > Entrada pela Rua dos Bombeiros Voluntários)

Correio eletrónico:

museu@escoteiros.pt

 

MARCAÇÃO DE VISITA.

O Museu do Escotismo não está aberto ao público. Para visitar é necessário fazer a marcação, referindo o número de visitantes, o dia e a hora pretendidos.

Horário pretendido

Obrigado!