top of page

10º Acampamento Nacional


Local: Costa da Caparica (PNEC)

Data: 3 a 11 de setembro de 1966


Apenas dois anos após a realização do IX AcNac, realizou-se de novo no PNEC, entre os dias 3 a 11 de Setembro de 1966, o X Acampamento Nacional da AEP.


Junto ao pórtico das bandeiras pode-se observar a lápide que assinala a inauguração do PNEC, desaparecida há muitos anos.


Apesar do efetivo presente ter sido menor que o acampamento nacional anterior, em parte motivado pela fase de declínio que a Associação atravessava, valeu pela qualidade da sua organização e pelo programa oferecido aos participantes.

Da região Centro marcaram presença os Grupos n.ºs 1, 2, 5, 7, 8, 9. 10, 13, 79 e 94, todos de Lisboa, 12 de Oeiras, 14 de Algés, 84 do Entroncamento, 93 de Sintra e o grupo em formação da Pontinha (futuro 19).

Da Região Norte os Grupos n.ºs 4, 15, 17 do Porto, 41 e 44 de V. N. de Gaia. Da Região Sul os n.ºs 6 de Olhão e 60 de Vila Real de Santo António e 77 de Faro. Das Ilhas o 52 de Angra do Heroísmo. Do Ultramar, o grupo em formação de Benguela (Angola).

A direção do acampamento esteve, mais uma vez, a cargo do EC Geral adjunto, Eng. José Nobre Santos coadjuvado por vários Escoteiros Chefe.


Um cuidadoso e esforçado trabalho prévio de preparação do terreno, permitiu que as patrulhas se concentrassem em realizar apenas as atividades preparadas pelos dirigentes. O Acampamento foi organizado em subcampos correspondentes às divisões:

O “Melhor Possível” para Lobitos;

“Sempre Pronto”, “S. Jorge” e “Flor de Lis”, para os Escoteiros;

“Servir” para os Caminheiros e Dirigentes.

Os antigos escoteiros também acamparam no subcampo designado por “Fraternal”.

As atividades incluíram provas desportivas, de orientação e topografia, seguimento de pistas, sinalização, jogos, primeiros socorros e pioneirismo, além da exploração de 18 km, nas Terras da Costa. As saídas do PNEC comtemplaram uma visita ao jardim Zoológico para os Lobitos e à cidade de Lisboa para escoteiros e a dirigentes.

Seis meses antes tinha começado o concurso “Patrulhas-Piloto 66” que terminou precisamente no Acampamento Nacional. A 1.ª classificada foi a patrulha Cuco do Gr. 15, 2.ª classificada, a Patrulha Lobo de Gr. 44 e 3.ª a Patrulha Lobo do Gr. 60. No concurso “Inter-Patrulhas”, com patrulhas de Grupos que não concorreram ao “Patrulhas-Piloto 66”, a 1.ª classificada foi uma patrulha mista dos Gr. 6 e 77.



Manuel Peixoto, entrega o prémio de 1.ºclassificado no concurso Patrulhas-piloto 66” ao guia da patrulha Cuco, do Gr. n.º 15.


Distintivo usado pelos elementos da “Patrulha Piloto 66”.






Um escoteiro de Benguela presta o seu Compromisso de Honra.


Depois dos 3 Fogos de Conselho e para encerrar a atividade, Manuel Peixoto, Secretário das Relações Internacionais da AEP, em representação do Presidente da AEP, afirmou: “Tudo acaba bem, quando corre bem. É com satisfação que considero encerrado o X Acampamento Nacional, consciente do seu êxito e da utilidade que teve para a preparação dos escoteiros que aqui se deslocaram”.

Fontes:

SP n.º 257 de Set. 1966, – fls. 4/5 e 7

SP n.º 258 de Out. de 1966

bottom of page