top of page

14º Acampamento Nacional



Local: Costa da Caparica (PNEC)

Data: 1977


Este acampamento começou por ser um concurso inter-patrulhas no PNEC em 1977. O objetivo era comemorar os 70 anos do nascimento do escotismo, evocando o Acampamento Experimental conduzido por Baden -Powell (agosto de 1907, na Ilha de Brownsea). O concurso começou em fevereiro de 1977 e decorreu em várias fases, a última das quais consistiu num acampamento (23 a 31 de julho) que, pela sua envolvência e dimensão foi considerado pela AEP como um AcNac.


A atividade foi conduzida por uma equipa de elementos de Grupos de Lisboa, em estreita cooperação com a Direção do Parque e a tarefa principal foi a construção de acampamentos de patrulha integrados em acampamentos de Grupo. Além dos grupos da AEP, marcaram também presença alguns escuteiros/ agrupamentos do CNE.



Para os Guias participantes era condição obrigatória ter idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos e o grau 8 do Programa de Treino Regulamentar (anterior 1ª classe e atual 3ª etapa), evidenciado pelo respetivo distintivo (cf. Reg. Clausula 31/1, n.º6). Placa verde Insígnia associativa sobre fundo azul escuro. Sabemos que o Fogo de Campo principal, foi dirigido pelo EC Armando Inácio.




Há pouca documentação sobre esta atividade, mas acredita-se que o distintivo utilizado terá sido o previsto para o “Jamboree para todos”, cuja realização estava planeada para 1979, no Irão, mas que não viria a concretizar-se devido à “Revolução Árabe”.

Não é de estranhar a adoção de distintivos de outras atividades para os acampamentos da Associação. Os anos pós 25 de abril de 1974 foram muito conturbados tanto no país como na existência da AEP.



bottom of page