top of page

15º Acampamento Nacional


Local: Figueira da Foz

Data: 7 a 16 de agosto de 1981


A cidade da Figueira da Foz acolheu 562 escoteiros e dirigentes da AEP para a realização do seu XV AcNac.

Foi difícil mobilizar participantes para este acampamento, facto revelador das transformações que a Associação vinha a passar desde o 25 de abril de 1974. Mudanças ao nível da sua estrutura, metodologia e imagem, que contribuíram para criar clivagens entre os Grupos, gerar conflitos, muitas vezes empolados pela falta de capacidade técnica e de fraco espírito escotista dos seus poucos dirigentes, os quais também não estavam a ser capazes de dar resposta, aos problemas gerados pelo crescimento exponencial que ia acontecendo.

Pela sua importância e proximidade temporal, recorde-se, que o Presidente da Direção Nacional eleito na XV Conferência Nacional, realizada em maio de 1980, evocando razões pessoais, tinha apresentado o seu pedido de demissão, situação que exigiu uma Conferencia Nacional Extraordinária (XVI), em dezembro desse mesmo ano, para analisar a situação da AEP, apreciar e votar o Plano de Atividades para 1981 e alterar os Estatutos.

Assim, na sequência do programa aprovado na Conferência Nacional e também no Plenário da Chefia Nacional, de 21 de junho, a Direção Nacional apreciou a proposta para a realização em 1981 de um AcNac que, entre outras coisas serviria para comemorar os 70 anos de escotismo em Portugal. Tal proposta foi aprovada na reunião da Direção Nacional, de 27 de setembro, pelo que a Chefia Nacional ficou encarregue de tudo fazer para que tal atividade fosse realizada com a amplitude e qualidade que tal acontecimento requeria.

Foi aceite a proposta da Região do Norte, para que o Acampamento se realizasse na Figueira da Foz, mas o sucesso obtido ficou aquém das expectativas.

Pórtico de entrada encimado pelo típico chapéu de escoteiro

-foto do jornal «SP»

Imagens da Cerimónia de Abertura


Aspetos do Acampamento

Foram responsáveis neste ACNAC os seguintes dirigentes:

EC do XV ACNAC – ECNAdj. Joaquim Alberto Garrett Lourenço

EC Adj do XV ACNAC – ECReg. do Norte Arnaldo Eduardo Couto

EC de Coordenação/montagem/desmontagem – EC Núcleo da F. Foz, Francisco Neves

EC Subcampo «Escoteiros» - EC Reg. do Algarve, Alfredo Bandeira Rodrigues

EC Subcampo «Caminheiros» - EC Reg. de Lisboa, Pedro Lindo Madeira


Visita aos campos de patrulha

Ao centro o EC Joaquim Garrett, tendo à sua direita o EC encarregue da segurança e vigilância, o EC do subcampo de Caminheiros e o EC adjunto do ACNAC, Arnaldo Couto.

O primeiro da esquerda é o EC José Maria Nobre Santos, que à data, acumulava as funções de Presidente da Direção e de Escoteiro Chefe Nacional.




Fontes:

Jornal «Sempre Pronto» n.º 431, de Setembro de 1981

Programa-Convite

Notas e Criticas – Doc. da CN de 30/08/1981

Jornais de Campo – n. ºs 1 a 10

Boletim Informativo – Rescaldo do XV ACNAC

bottom of page