top of page

16º Acampamento Nacional


Local: Mafra

Data: 5 a 15 de agosto de 1983

Foi na Mata do Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos, em Mafra, que os Escoteiros de Portugal realizaram, entre 5 a 15 de agosto de 1983, o seu 16º AcNac.

O programa apresentado revelou a capacidade da AEP organizar uma atividade desta natureza em tão curto espaço de tempo. O jornal «Sempre Pronto» explica:


Face ao pedido de exoneração de 3 Escoteiros chefes, aceite pela direção da AEP, foram nomeados em substituição, os seguintes dirigentes para exercício de funções no 16º AcNac:

Victor Manuel dos Santos – EC do 16º AcNac;

João Correia Cabral; Belchior Saraiva e Armando Carlos dos Santos, EC Adjuntos do Acampamento.


Dias antes do Acampamento, o Escoteiro Chefe Nacional dirigiu a seguinte mensagem aos participantes:

A abertura do acampamento

Os escoteiros começaram a chegar ao Acampamento na sexta-feira, 5 de agosto, mas a inauguração oficial com receção das entidades oficiais e convidados, só teve lugar no domingo seguinte. Estiveram presentes o comandante do centro Militar de Educação Física, Equitação e Desporto, o presidente da Câmara Municipal de Mafra, o comandante da PSP de Mafra e o comandante dos Bombeiros Voluntários também de Mafra.


O Presidente da AEP, sr. José Pena Ribeiro, considerou aberto o acampamento, saudando as entidades oficiais, cuja presença agradeceu. Falando aos escoteiros afirmou: “Desejo que este Acampamento Nacional, agora inaugurado, seja um marco bem forte de amizade entre os escoteiros e possa contribuir para que essa amizade seja cada vez maior”. Manifestou também a sua satisfação pela presença de grupos dos Estados Unidos e de Espanha.


O Escoteiro chefe Nacional, eng. José Nobre Santos, dirigiu também uma palavra aos escoteiros, declarando: “O que é preciso é que saiamos daqui todos mais amigos e mais capazes de realizar coisas bem programadas e com objetivos que sejam lícitos para a melhoria da nossa situação, para melhoria da sociedade em geral”.

A vida em campo

Para assegurar o funcionamento do Acampamento, foi muito importante a colaboração dos seguintes dirigentes:

Alfredo Rodrigues – Chefe dos Serviços Gerais

Manuel Teixeira; Alberto Luís e Alberto Silva – Serviços de Limpeza

Saul Sousa – Higiene e Saúde

Nizarali Sultanali; Virgílio Morais e Manuel Santos – Serviço de Cozinha e Abastecimentos

Paula Marques; António Marreiros e António Carvalho – Serviços de Secretaria e Jornal

Participantes


Estiveram também presentes 18 escoteiros de Espanha e 7 membros da Boy Scouts of America. O CNE também se fez representar com alguns dos seus elementos, retribuindo a presença de uma patrulha da AEP, no seu ACANAC, realizado em Azeitão.


Cerimónia de Encerramento:



Fontes:

Jornal «Sempre Pronto» n.º 454/455

bottom of page