top of page

2º Acampamento Nacional

Atualizado: 20 de fev. de 2023

A Quinta do Cabo Submarino, em Carcavelos, cedida pelo Major Montgomery, Intendente do Cabo Submarino, foi palco do segundo Acampamento Nacional dos Escoteiros de Portugal, que decorreu entre os dias 13 e 21 de agosto de 1933.



Para a realização desta atividade, denominada “1º Campo de Férias”, foi constituída uma equipa que tudo fez para a tornar inesquecível para todos os que nela participaram.

Foram responsáveis pelo acampamento:

Instalação: José Rodrigues;

Secretariado e Serviços Gerais: Ferreira da Silva

Educação física e jogos: Alexandre Martins Correia;

Visitas/Excursões: Dias d´Almeida;

Alimentação: Jorge Cardoso;

Apoio: Escoteiros Chefes de Lisboa e da província, entre os quais Fausto Salazar Leite, José Brotas Cardoso, Humberto Gomes de Freitas e João Trigueiros.

Grupos participantes: de Lisboa, os Grupos nºs 1, 2, 5, 7, 8, 9, 13, 25 e 85, nº 16 de Carcavelos e nº 39 de Algés; do Algarve, o grupo nº 6, de Olhão; nº 64 de Portimão; nº 77 de Faro; de Setúbal, o grupo nº 40; do Porto, os Grupos nºs 41 e 70; da região Autónoma da Madeira vieram os Grupos nºs 23 e 24 do Funchal.

Para minimizar o custo das deslocações, contou-se com o apoio dos Comboios de Portugal (CP), que, a troco de uma foto e oito tostões, concederam um cartão de desconto no transporte para todos os interessados.

Neste “1º Campo de Férias” o objetivo foi aliar a diversão à cultura. Assim, a par dos momentos de lazer na praia e no pinhal, os escoteiros tiveram oportunidade de participar nas visitas a alguns locais de Lisboa e arredores. Um dos momentos marcantes foi a visita à estação emissora do Rádio Clube Português, onde ficaram a conhecer aparelhos que transmitiam mensagens, através dos cabos submarinos, entre os locais mais distantes do Mundo.

Paralelamente ao Acampamento, nos dias 18 a 20 de agosto, realizou-se a II Conferência Nacional de Dirigentes, que distinguiu o comandante Álvaro de Melo Machado com o título de Escoteiro Chefe Geral Honorário, elegeu a Comissão Permanente e tomou outras decisões importantes para o Movimento Escotista. Depois desta Conferência, a Comissão Executiva ficou constituída por Dr. Fausto Salazar Leite, António Ferreira da Silva, Rui Santos, Alexandre Correia e Raul Nolasco.



Bibliografia: Boletim «Escotismo», nºs 3 a 7 (março a julho de 1933) e nº 10 (outubro de 1933)

bottom of page