top of page

6º Acampamento Nacional


Local: Junqueira, Belém (Lisboa)

Data: 30 de agosto a 9 de setembro de 1940 (Acampamento dos Centenários)


A designação de Acampamento dos Centenários prende-se com o facto de ter sido realizado na mesma altura da Exposição do Mundo Português, quando se assinalava o VIII Centenário da Fundação da Nacionalidade (1140) e o III Centenário da Restauração da Independência de Portugal (1640).

Não era uma época fácil para o escotismo português, mas o Dr. Tovar de Lemos, ao tempo Presidente da Comissão Executiva, e os seus colaboradores, não desistiam de mostrar a importância do Movimento para os jovens, e organizaram um acampamento capaz de aliar o convívio, às atividades de lazer, físicas e cívicas. O local selecionado foi o terreno anexo ao Hospital Colonial (atual Hospital Egas Moniz), na Junqueira, em Belém.

A escolha do local foi bem pensada: perto do recinto da Exposição, não só facultava aos escoteiros a possibilidade de assistir ao acontecimento, mas também permitia que estes prestassem serviços de apoio cívico.


O Acampamento foi dirigido por Franklin de Oliveira e estiveram presentes escoteiros do Norte, Centro e Sul do país.

Embora tenha sido uma atividade nacional importante, não alcançou o nível escotista pretendido, mas destacou-se pelo clima de festa e pela possibilidade que deu aos escoteiros de assistir a um dos maiores eventos organizados pelo Estado para promover o regime político da época.

Imagem atual do local onde foi instalado o VI ACNAC

A mata envolvente do antigo Hospital Colonial desapareceu, quase na totalidade, para nela serem implantados novos edifícios, sendo o de maior relevo o corpo principal do Hospital Egas Moniz. O AcNac foi montado perto da Exposição do Mundo Português e a atual Sede da AEP, situa-se entre os dois locais.

bottom of page